PERMACULTURA URBANA, DESIGN ECOLÓGICO E PAISAGISMO


Permacultura Urbana é uma utopia? De jeito nenhum. É uma ótima opção para promover a sustentabilidade e a ecologia. Uma maneira diferente e bela de pensar e interagir com a Natureza. Precisava abordar esse assunto, que é objeto de discussão nos quatro cantos do mundo já faz um bom tempo. 

Acredito que as pessoas precisam manter a mente aberta para todas as alternativas, já que estamos na "Era Quântica". Tudo agora está dentro de um viés quântico, em que todas as coisas podem ser idealizadas de forma livre, criativa, interdependente e multidimensional. Já se fala em computadores quânticos, cursos sobre paisagismo vibracional, ecológico e regenerativo, cidades quânticas etc. A permacultura urbana é reflexo desse processo evolutivo.

Seria muito importante que até os mesmos os céticos tentassem compreender um pouco desse assunto, pois perceberiam que muitos de seus princípios podem ser ajustados às realidades profissionais e pessoais. O meio empresarial, por exemplo, evidenciará que favorecer esse tipo de pensamento sistêmico pode ser algo lucrativo e viável. Os paisagistas mais formais estarão associando alguns dos princípios do design em permacultura dentro de seus projetos urbanos de escala maior.

Inicialmente, eis uma boa fonte de estudo que recomendamos:


Se desejarem, assistam esses vídeos:


Permacultura Urbana: conexão entre centro e periferia de São Paulo.



                                    Paisagismo Tradicional X Paisagismo Permacultural



Já participou de diversos de treinamentos em radiestesia, feng shui, geobiologia, jardinagem, desenho, bem como de cursos técnicos, cursos de imersão e pós-graduação em paisagismo. E ainda tenho muito a aprender, pois paisagismo é um assunto extremamente vasto e multidisciplinar. Um dos inúmeros cursos que tenho muita vontade de participar é o Curso de Paisagismo Regenerativo (www.paisagismoregenerativo.com.br) no Rio Grande do Sul. O paisagista Toni Backes e seus amigos realizam um lindo trabalho. Em breve, se Deus quiser, participarei de um dos cursos modulares promovidos por eles.


Olhem esse lindo projeto  na cidade de Riverton, na Ilha do Sul da Nova Zelândia. Muito legal!


Esse é um documentário bem interessante sobre Design Ecológico.

Assim, é preciso que sejam discutidas ideias sustentáveis e alternativas no paisagismo e, sobretudo, ter a liberdade de pensar e projetar. Da mesma forma que respeito a maneira acadêmica de projetar, também admiro uma mente livre de padrões e conceitos preestabelecidos. Na verdade, o ideal é conciliar os dois mundos, a fim de que os projetos paisagísticos estejam dentro de padrões técnicos e, também, com um design inovador, belo e sustentável.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

05 SITES E CANAIS PARA QUEM AMA PAISAGISMO, JARDINAGEM E NATUREZA.

A CULTURA DO VERDE

JARDINS DO SUL DA FRANÇA